11 3284-2111
Direito Civil Publicado em 28 de maio de 2020

A TELEMEDICINA EM ÉPOCA DE PANDEMIA

A TELEMEDICINA EM ÉPOCA DE PANDEMIA

 

Recentemente o Presidente da República, no âmbito das suas atribuições, sancionou a Lei nº 13.989, de 15 de abril de 2020, autorizando o uso da telemedicina durante a pandemia do covid-19.

Conforme dispõe o artigo 2º dessa lei:

“Art. 2º   Durante a crise ocasionada pelo coronavirus (SARS-Cov-2), fica
autorizado, em caráter emergencial, o uso da telemedicina.”

Mais especificamente, a legislação em questão autoriza nesse período, em caráter transitório e emergencial, o exercício da medicina por meio de tecnologias de comunicação, tais como o Zoomp e o Skype, dentre outros, para o atendimento assistencial, bem como para a pesquisa, a prevenção de doenças e lesões, e também para a promoção da saúde.

Nessa toada, médicos que até então vinham tendo dificuldades para exercer as suas atividades profissionais, poderão, durante o período restritivo da pandemia, atender os seus respectivos pacientes.

É importante ressaltar que o médico, por força da mencionada lei, deverá informar ao respectivo paciente todas as limitações inerentes ao uso da telemedicina, já que não é possível, por esse meio, a realização de exames físicos durante a consulta.

Impõe-se ressaltar, também, que essa modalidade de atendimento deverá seguir todos os padrões normativos e éticos usuais do atendimento presencial.

Embora tenha o caráter transitório, trata-se de um avanço em relação ao atendimento médico tradicional, o qual poderá, inclusive, ser melhor ponderado e até mesmo implementado em caráter definitivo pelo legislador, para que determinadas atividades médicas, tais como a psicologia,  por exemplo, possam ser exercidas regular e criteriosamente mediante o uso de meios tecnológicos de comunicação.

 

José Ricardo Armentano  / advogado na MORAD ADVOCACIA EMPRESARIAL

 

Morad Advocacia Empresarial

Rua Maestro Cardim, 407, 11ª andar

Paraíso – São Paulo – SP CEP: 01323-000

Tels. 55 11 – 3284-2111

site: www.morad.com.br

Morad Advocacia Empresarial atua em consonância com a legislação brasileira e internacional, repudiando ocorrências e atos de corrupção e de qualquer outra forma de proveito ilegal, não mantendo em hipótese alguma ligações espúrias com  funcionalismo de qualquer setor da Administração Pública.

Morad Business Law operates in accordance with Brazilian and international law. We reject the occurrence of corruption acts and any other form of illegal advantage, keeping no connection with servants in any sector of Public Aministration.

Entre em contato conosco teremos muito prazer em atendê-lo.

 Acesse Nossa Página no Facebook 

Gostou dessa postagem? Acesse a postagem anterior sobre

 “O CONDÔMINO ANTISSOCIAL E A PANDEMIA”