11 3284-2111
arquivos Publicado em 9 de outubro de 2015

CNJ – A Força do CNJ no Cotidiano Brasileiro

CNJ
CNJ

CNJ – O Conselho Nacional de Justiça, é uma instituição pública que visa aperfeiçoar o trabalho do sistema judiciário brasileiro

CNJ: Felizmente para todos, temos um mecanismo importante que nos auxilia, e que sequer percebermos ou efetivamente sentimos em nossas vidas. Lentamente estamos mudando, a passos lentos, mas estamos mudando nossa cultura de vida. Temos consciência que ainda teremos por certo mais uma centena de anos para que nossa sociedade possa realmente sentir tais medidas e modificações, mas isso certamente acontecerá.

Mas falemos desse mecanismo citado acima aliás, deixemos que eles mesmo falem:

O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) é uma instituição pública que visa aperfeiçoar o trabalho do sistema judiciário brasileiro, principalmente no que diz respeito ao controle e à transparência administrativa e processual.

 Missão do CNJ – Contribuir para que a prestação jurisdicional seja realizada com moralidade, eficiência e efetividade em benefício da Sociedade

 Visão do CNJ –  Ser um instrumento efetivo do Poder Judiciário

 Transparência e controle: o que CNJ faz?

 

  • Na Política Judiciária: zelar pela autonomia do Poder Judiciário e pelo cumprimento do Estatuto da Magistratura, expedindo atos normativos e recomendações.

 

  • Na Gestão: definir o planejamento estratégico, os planos de metas e os programas de avaliação institucional do Poder Judiciário.

 

  • Na Prestação de Serviços ao Cidadão: receber reclamações, petições eletrônicas e representações contra membros ou órgãos do Judiciário, inclusive contra seus serviços auxiliares, serventias e órgãos prestadores de serviços notariais e de registro que atuem por delegação do poder público ou oficializado.

 

  • Na Moralidade: julgar processos disciplinares, assegurada ampla defesa, podendo determinar a remoção, a disponibilidade ou a aposentadoria com subsídios ou proventos proporcionais ao tempo de serviço e aplicar outras sanções administrativas.

 

  • Na Eficiência dos Serviços Judiciais: melhores práticas e celeridade: elaborar e publicar semestralmente relatório estatístico sobre movimentação processual e outros indicadores pertinentes à atividade jurisdicional em todo o País.

 Teoria e Prática: as ações do CNJ

O CNJ desenvolve e coordena vários programas de âmbito nacional que priorizam áreas como Gestão Institucional, Meio Ambiente, Direitos Humanos e Tecnologia. Entre eles estão: Conciliar é Legal, Metas do Judiciário, Lei Maria da Penha, Pai Presente, Começar de Novo, Justiça Aberta, Justiça em Números.

   Saiba mais aqui 

Jorge Vasconcellos

Agência CNJ de Notícias

Antonio Carlos Morad

Entre em contato conosco teremos muito prazer em atendê-lo.

Gostou dessa postagem? Saiba mais e acesse esse Post sobre

Os Vícios dos Contratos Bancários 

Acesse Nossa Página no Facebook facebook.com/moradadvocacia