Segundo Marcio Pochmann, professor de economia na UNICAMP, plutonomia pode ser definida como ausência de ética econômica e social, caracterizada, por exemplo, quando a ganância em torno de ganhos financeiros são determinante sobre as decisões de governos. (…)
Em síntese, a plutonomia expressa a condição em que a economia passou a ser alimentada pelas fortunas dos ricos, dependendo delas e não mais da majoritária parcela do rendimento do conjunto da população para se expandir. (…)
Podemos sentir isso em várias situações jurídicas e como exemplo podemos citar o poder das instituições financeiras que exercem um gigantesco poder junto ao Congresso Nacional modificando nossa legislação por interesses óbvios.
A melhor forma de defendermos nossos direitos básicos contra esses oligopólios que tentam “mudar o jogo já começado” é, e sempre será fazermos uso da justiça, antecipando-se aos atos constritores dessas instituições agressivas.
Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível.
As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.