Aguarde, carregando...

19 de julho de 2018 | Morad

A SOCIEDADE PODE SER PROVADA SEM DOCUMENTOS?

Segundo a legislação pertinente, mais especificamente o artigo 987 do Código Civil, os sócios, em regra, somente poderiam provar a existência de uma sociedade de fato mediante documentação escrita. O STJ, contudo, houve por bem relativizar a regra contida no mencionado dispositivo legal, mitigando os seus efeitos, ao se pronunciar sobre tal questão da seguinte forma: “para a comprovação da existência de sociedade empresarial não personificada, promove-se a flexibilização da regra inserta no art. 987 do Código Civil, admitindo-se a produção de outras provas que não a documental.” (REsp. 1.280.753-SP 2011/0186976-0).

Artigo do Código Civil Brasileiro

Art. 987. Os sócios, nas relações entre si ou com terceiros, somente por escrito podem provar a existência da sociedade, mas os terceiros podem prová-la de qualquer modo.

Assim sendo, para pequenos ou recém associados em empresa ou negócio informais, ou mesmo para aqueles que protelaram sua oficializações de sociedade, podemos entender que, a sociedade pode e deve ser provada com indícios, testemunhas e documentos não oficiais que denotem uma condição de união para ganhos financeiros em negócios lícitos, obviamente.

JOSÉ RICARDO ARMENTANO
Advogado no escritório Morad Advocacia Empresarial

Visão Geral da Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível.
As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.

https://morad.com.br/politica-de-privacidade/