Uma reflexão sobre o conceito Ética e contextualizar com o termo Moral para entendermos COMPLIANCE.
A Ética e seu conceito têm origem na Grécia com um significado intimizado aos costumes, hábitos e valores de uma coletividade qualquer que seja. A Moral detém o mesmo significado, porém advindo do latim mos que, de certa forma dicotomizou em vertentes distintas.
A Ética se põe em posição muito mais analítica posto que, ela passa a verificar o conteúdo moral do ato, ou dos atos difundidos ou derivados de qualquer comunidade ou coletividade.
Assim sendo, podemos entender que, com o desenvolvimento da humanidade houve uma categorização filosófica para o estudo desse estrato científico.
A Moral apresenta e denota um amontoado de normas especificas para um certo momento existente em tempo e espaço e a Ética, se conceitualiza de forma abstrata-formal que mira o conhecimento dos fatos morais.
O “dever ser” filosoficamente detém ideais morais, portanto seria uma análise puramente ética de tais questões. Em suma, segundo Robert H. Srour, “a Ética é o conhecimento científico dos fatos morais”. Uma discussão interessantíssima entre o “bem e o mal”, que na verdade é enormemente relativo.
Crises Éticas, portanto, podem ser analisadas em opiniões vertentes, contudo estabelecendo o sentido moral para o momento em que se encontra, afinal, estamos em constante evolução e devemos nos concentrar contemporaneamente no que concerne à análise dos impactos em questão.
A RELAÇÃO DA ÉTICA/MORAL COM O COMPLIANCE
COMPLIANCE, em sentido geral, refere-se ao ato de estar em conformidade ou cumprir regras, leis, regulamentos ou padrões. Envolve garantir que indivíduos, organizações ou entidades cumpram requisitos e diretrizes específicas estabelecidas por órgãos governamentais em sua totalidade, ou pelas melhores práticas quanto ao ambiente empresarial privado.
Assim sendo, o COMPLIANCE é uma conformidade de atos apoiados na Ética e na Moral que conduz e orienta indivíduos dentro de um agrupamento social, comercial, empresarial, governamental entre outros tantos que necessitam de lisura, deferência e equilíbrio comum.
O COMPLIANCE pode assumir várias formas: Empresarial, Trabalhista, Tributário, Fiscal, Ambiental, Criminal, Responsabilidade Social e Administração Pública.
Esse sistema de conformidades nada mais é do que o regimento de condutas estabelecidas em grau absoluto de Ética e Moral não somente nos tipos acima, mas no regramento estabelecido em tratados e convenções que são transmitidos em caráter obrigacional e didático a indivíduos que dividem ambiente comum, organizado e responsável.
Atualmente empresas não apenas de grande porte, mas todas aquelas que atuam com instituições públicas e mesmo com empresas privadas, devem pensar seriamente em constituir um padrão de conformidades que tenha sempre em mãos a bandeira da Ética e Moral no dia a dia de todos nós.
Nosso Escritório atua com larga experiencia na implantação desse regramento de conformidades, de acordo com as ISO 37001 e ISO 37301.